Nos dias 27 e 28 de junho, em Bruxelas, foi concluída a negociação de parte comercial do Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia (UE). O acordo é um marco histórico no relacionamento entre o Mercosul e a União Europeia, que representam, juntos, cerca de 25% do PIB mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas.

O acordo comercial com a UE constituirá uma das maiores áreas de livre comércio do mundo. Pela sua importância econômica e a abrangência de suas disciplinas, é o acordo mais amplo e de maior complexidade já negociado pelo Mercosul, cobrindo temas tanto tarifários quanto de natureza regulatória.

“O acordo, desejado por representantes e membros de ambos os blocos, visa favorecer a abertura do comércio brasileiro à União Europeia e aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos países do bloco e vice-versa, com o livre acesso a maior variedade de produtos, a redução de barreiras comerciais, maior segurança jurídica e transparência no mercado, além da geração de emprego e renda, principalmente no Brasil, ainda em desenvolvimento”, ressalta Raphael Zaroni, sócio-fundador do Zaroni Advogados.